sábado, 26 de dezembro de 2009

Amizade, Natal e do que não precisamos

Gossip Girl 3.11 The Treasure of Serena Madre

- E tudo o que é difícil fica ainda mais se não tiver sua melhor amiga ao seu lado.

Considerando que essa frase foi dita no Dia de Ação de Graças (quase um Natal, a julgar pelo espírito de compaixão e solidariedade que baixa em todo mundo nesse época) e excluindo daí o que isso impõe a qualquer relacionamento entre pessoas, sobra a verdade sobre a amizade. Quando você tem alguém que te entende, te ajuda, é sempre mais fácil enfrentar qualquer problema. Essa pessoa pode ter a forma de um marido, namorado, ou, quase sempre, um amigo.

A amizade de Blair e Serena é engraçada: elas brigam, se vingam uma da outra, tramam, difamam, mas, basta uma das duas estar com algum problema, que a outra esquece tudo (dá uma trégua) e está lá pra ajudar. Isso não acontece só em série (embora ela tenha a tendência de exagerar tudo). Nem sempre uma amizade é pacífica, sem conflitos.

O amigo não precisa concordar sempre com você. Na verdade, ele precisa te criticar e discordar. Precisa ter a capacidade de, com as palavras certas, conseguir apontar teu erro e te indicar um caminho melhor. Não precisa estar todos os dias com você, um telefonema depois de meses ou uma visita surpresa pra matar as saudades têm o dom de apagar qualquer distância.

Dia 24 eu falei com a minha melhor amiga. Há meses não falava com ela, nossas vidas tomaram rumos MUITO diferentes esse ano e nem por isso o carinho diminuiu. Ela estava com a filhinha dormindo do lado e vendo a missa de Natal, a gente colocou a conversa em dia e eu fiquei feliz por lembrar que tem alguém no mundo que vai estar comigo sempre. Quantas pessoas assim você tem? Com certeza são poucas, mas preciosas.

Não precisamos de desculpas não dadas ou de silêncios incômodos. Não precisamos de erros não reconhecidos, nem de saudades superáveis.

E é por tudo isso que a gente não precisa, que podemos dispensar, que os amigos são, acima de tudo, aquelas pessoas que nós queremos que estejam conosco. Amizade não se impõe. Tampouco se escolhe; se reconhece, como já disse algum poeta. Claro que, nesse meio tempo, topamos com algumas ilusões de ótica: aqueles que pensamos reconhecer e, um tempo depois, descobrimos que não passava de um engano.

As pessoas chegam e partem da nossa vida sempre. Os amigos são aquelas que ficam.


Um comentário:

Daiana S. disse...

Que lindo amiga!

Pura verdade, amizade é isso mesmo! e fico feliz de saber que estamos construindo a nossa por esse caminho.
Isso prova que será duradoura, prq é verdadeira. Vc sabe os meus defeitos e eu sei os teus e nem por isso condenamos uma à outra. Apenas damos nossa opinião, mas nunca repreendemos ou obrigamos a outra a nada.
Obrigada por me entender nos meus "momentos"...rs
Para uma pessoa que me decepciona eu tenho tantas outras que me fazem feliz, como você e a Emilly... Então prefiro focar minhas energias em vocês.

Volto a repetir: Pra quer ler um livro se a nossa vida dá um livro!

Beijos com carinho.