segunda-feira, 6 de julho de 2009

Comprometimento, realidade e ilusão.

House 5.24 - Both sides now (season finale)

O House é chato, é implicante, é movido a desafios e quebra-cabeças e não a sentimentos. Racionaliza tudo e adora estar certo, mesmo quando seria mais feliz se estivesse errado. Em todo episódio, ele e o restante da equipe (Foreman, Thirteen e Taub - já que o Kutner se suicidou há dois episódios) têm que diagnosticar um paciente cheio de sintomas malucos e à beira da morte. Enquanto isso, alguns conflitos pessoais, claro. E não são conflitos amorosos do tipo oh-não-consigo-decidir-com- quem-eu-quero-ficar à la Grey's Anatomy (que eu odeio, btw).

Enfim, no penúltimo episódio, o House começa a ver o "espírito" da namorada do Wilson e admite que tem algo muito errado com ele. E o que pode ser? A mesma coisa que sempre serviu pra aliviar as dores, agora o faz ter ilusões e delírios devido ao excesso. Então finalmente ele resolve se dexintoxicar do remédio. Ele pede ajuda da Cuddy, e ela passa a noite com ele, impedindo que ele tome o remédio, e no final tem até uma cena bonitinha, quando ela vai se despedir:

- Você quer me beijar agora, não é?
- Eu sempre quero te beijar.

E no dia seguinte ele tá todo feliz no hospital, de bom humor (milagre), e ela estava funcionando como uma substituta do Vicodin. Mas ela diz que ele é um empregado e a relação deles é só essa.
Então, a missão dele é provar que ela está apaixonada por ele, e ele resolve deixar ela com raiva, pra ver a reação. Nada que ele faz funciona, então ele chega no saguão e grita pra todo mundo "Eu dormi com Lisa Cuddy". Aii sim ela fica com raiva e o demite. Eles finalmente conversam sobre o dia anterior e... ele descobre que foi tudo uma ilusão. Ela não foi pra casa dele, não ficou com ele a noite toda, eles não transaram e ele não se dexintoxicou.

E o Wilson o leva pra ser internado num hospital psiquiátrico, no mesmo dia do casamento da Cameron com o Chase...

A Cameron já se apaixonou pelo House. Ela era a única que aguentava ele e ele, como sempre, racionalizou isso: ela "achava" que o amava porque era da natureza dela querer cuidar de alguém que sofre, ela precisa que alguém precise dela (e eu acho isso comum às mulheres em geral) - já que ela era viúva e só tinha casado com esse cara porque ele ia morrer ou algo assim.

O caso dela com o Chase sempre foi meio esquisito. Ela não era nada romântica e no começo só queria sexo. Depois que eles saíram da equipe do House (ela foi trabalhar no PS e ele se especializou em operações), finalmente entraram em um relacionamento sério e no final dessa temporada ele ia pedí-la em casamento, e ela ficou adiando, porque não queria ser pedida.

Ela tentou evitar, mas ele percebeu que tinha algo estranho, ela confessou. Ele ficou puto, claro, e terminou. E aí ela descobriu o porquê de estar evitando aquilo: porque ela não queria que ele a pedisse em casamento só porque o Kutner tinha morrido e isso o fez querer apressar as coisas e tal. Então, quando eles fizeram as pazes, ele a pediu em casamento e ela aceitou, e parecia que estava tudo bem...

Surge o assunto esperma-congelado-do-marido-morto. Ela guardava just in case e ele não aceitou isso. Ela dizia que as relações podem acabar. Ele disse que ela já estava prevendo o fracasso do casamento deles antes mesmo de casar. Achei interessante uma comparação que ela fez quando tava conversando com o House.

- Coisas ruins acontecem. Eu não espero que elas aconteçam, mas tenho que estar preparada. Eu não quero que meu apartamento pegue fogo, mas tenho um seguro contra incêndio.
- Se o condomínio não permitisse seguro contra incêndio, você ia virar uma sem-teto?

Ai ela procurou o Chase e disse que não queria virar uma sem-teto. Que se ele não aceitava o "seguro" dela, então ela iria destruir. E quando ele viu que ela faria aquilo aquilo por ele, ele entendeu que o verdadeiro motivo dela pra guardar era que ela não queria se desfazer da única parte que restava de alguém que ela já amou. Nem todo mundo entenderia isso, eu acho.

Enfiim, eles se casaram e o House tá num hospício.

Ilusão, realidade, compromisso, compreensão, aceitação, dúvidas... this is life.

Um comentário:

Unknown disse...

Belo resumo de um belo arco, de uma ótima série!

"THIS is life!" Que me desculpem os fãs da outra série!rs

Bom trabalho, Bê